domingo, 16 de setembro de 2012

3º BIMESTRE (agosto/setembro) - 2012


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO SALES DE CARVALHO
EDUCAR PARA CONSTRUIR UM FUTURO

ALUNO (A): ________________________________ DATA: ___/____/___
PROF.: Francisco Antônio            9º Ano ______       TURNO: _____          

PROVA DE PORTUGUÊS
      (3º Bimestre)

Leia o texto e responda as questões de 1 a 3.
ORIGEM DO ESPELHO
Paulo Urban

Um dos mais importantes objetos mágicos a ser considerado é o espelho. Dada a sua particularidade de refletir imagens, perfeitas ou deformadas, iluminadas ou na penumbra, no espelho colhemos aquilo que somos, bem como tudo aquilo que
deixamos de ser. Segundo tradições esotéricas orientais e ocidentais, o espelho é
instrumento da iluminação.

À frente do espelho, o homem se depara consigo mesmo, podendo perscrutar-se além da simples fachada com que se mostra ao mundo. Isso porque o espelho, assim concebem os místicos, parece estar dotado de vida própria, capaz que é de instigar nosso psiquismo e estimular o intelecto a perceber melhor os detalhes da alma, ocultos por detrás da face aparente.

Na verdade, ninguém sabe com exatidão qual a origem do espelho. Sabe-se, é
claro, que está atrelada à descoberta do vidro, a qual, segundo Plínio (23-79 d.C.),
ocorreu primeiramente entre os fenícios.

Achados arqueológicos, entretanto, revelam contas de vidro manufaturadas,
fabricadas pelos egípcios antes mesmo de 3000 a.C., na transição da idade do cobre
para a do bronze. Acredita-se que os egípcios já dominassem a técnica de soprar o vidro por volta de 1400 a.C., a partir da 18ª dinastia. Vale lembrar ainda que o corpo de Ramsés II, que reinou de 1290 a 1224 a.C., foi encontrado pelo arqueólogo Gaston
Maspero, em 1886, em um cofre de vidro.

Certo também é que fenícios e egípcios fabricavam espelhos de bronze desde 2000 a.C. O espelho foi imortalizado em vários contos de fadas, ganhando maior destaque na história de Branca de Neve, na qual a bruxa-madrasta tem o poder de invocar o gênio do espelho, que lhe permite saber tudo o que ocorre à sua volta.
http://istoe.terra.com.br/

       01. A finalidade do texto é
(A)  mostrar e informar sobre a importância e utilidade do espelho.
(B)  refletir imagens, perfeitas ou deformadas, iluminadas ou na
                 penumbra.
(C)   Instigar nosso psiquismo e estimular o intelecto a perceber melhor os detalhes da alma.
(D) Relembrar dos contos de fadas que o imortalizou.

        02. O conto de fadas que imortalizou o espelho foi
(A)  A Bela e a Fera.
(B)  Cinderela.
(C) A Princesa e a Ervilha.
(D) Branca de Neve.

        03. Substitua as palavras em negritas por outras de igual sentido do texto.
a)    À frente do espelho, o homem se depara consigo mesmo, podendo examinar-se além da simples fachada com que se mostra ao mundo.
______________________________________________________
b)  ... parece estar dotado de vida própria, capaz que é de incitar nosso psiquismo e estimular o intelecto a perceber melhor os detalhes da alma,...
______________________________________________________
c)   O espelho foi eternizado em vários contos de fadas, ganhando maior destaque na história de Branca de Neve,... ___________________________
d)  ... a bruxa-madrasta tem o poder de chamar o gênio do espelho,...


Leia o texto e em seguida responda o que se pede.
O Pavão

            E considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um
luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d´água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.
            Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes
com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é
a simplicidade.
            Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
(BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 120)

        04.  No 2º parágrafo do texto, a expressão ATINGIR O MÁXIMO DE MATIZES significa o artista
(A)  fazer refletir, nas penas do pavão, as cores do arco-íris.
(B)  conseguir o maior número de tonalidades.
(C)  fazer com que o pavão ostente suas cores.
(D)  fragmentar a luz nas bolhas d’água.

Leia o texto
No mundo dos sinais

            Sob o sol de fogo, os mandacarus se erguem, cheios de espinhos.
Mulungus e aroeiras expõem seus galhos queimados e retorcidos, sem folhas, sem
flores, sem frutos.
            Sinais de seca brava, terrível!
            Clareia o dia. O boiadeiro toca o berrante, chamando os companheiros e o
gado.
            Toque de saída. Toque de estrada.
            Lá vão eles, deixando no estradão as marcas de sua passagem.
            TV Cultura, Jornal do Telecurso.
  05. A opinião do autor em relação ao fato comentado está em
(A)  “os mandacarus se erguem”
(B)  “aroeiras expõem seus galhos”
(C)  “Sinais de seca brava, terrível!!”
(D)  “Toque de saída. Toque de entrada”.

Leia a História em quadrinho abaixo e responda a questão solicitada.

06. Assinale a opção que JUSTIFICA o emprego do ponto de exclamação no último quadrinho.
a) espanto.
b) admiração.
c) medo.
d) censura.

Leia o texto abaixo.
O sábio

      Havia um pai que morava com suas duas filhas, meninas muito curiosas e inteligentes. Suas filhas sempre lhe faziam muitas perguntas. 
      Algumas, ele sabia responder. Outras, não fazia a mínima ideia da resposta. Como pretendia oferecer a melhor educação para as suas filhas, as enviou para passar férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina. Este, por sua vez, respondia a todas as perguntas, sem hesitar. 
      Já muito impaciente com essa situação, pois constataram que  o tal velho era
realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que o sábio não saberia
responder. 
      Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda
e exclamou para sua irmã:
      - Desta vez o sábio não vai saber a resposta!
      - O que você vai fazer? Perguntou a outra menina.
      - Tenho uma borboleta azul em minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se a borboleta está viva ou está morta. Se ele esmagá-la e, assim, matá-la, vai estar errada. 
      As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio  que se encontrava meditando sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou:
      - Tenho aqui uma borboleta azul. Diga Calmamente, o sábio sorriu e respondeu:
      - Depende de você... Ela está em suas mãos.

 07. O pai pretendia

a) Mandar as duas filhas embora
b) Enviar as filhas para morar com o velho.
c) Educar bem as duas filhas.
d) Acabar com as curiosidades das filhas.

Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.
Receitas da vovó

            Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante  da  cultura  brasileira.  É verdade.  Os cadernos de  receita  são  registros  culturais.  Primeiro, porque resgatam antigas
tradições,  seja familiares  ou  étnicas.  Além  disso, mostram  como  se fala  ou  se falava em  determinada  região.  E  ainda  servem  como  passagens  de  tempo,  chaves  para emocionais  que  a  gente  nem  sabia  que  tinha  (se  você  se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando).



08. A tese defendida pelo autor do texto
a) Fazem com que lembremos a nossa infância.
b) Resgatam nossas tradições familiares ou étnicas.
c) São as que só nossas mães ou avós conhecem.
d) São uma parte importante da cultura brasileira.

Leia o poema abaixo.
 Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-s e de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
CAMÕES, Luis de. Obras Completas. Rio de Janeiro, Aguilar, 1963.

09. No poema de Camões, o amor é determinado como um sentimento
      a) ruim.
b) triste.
c) confuso.
d) contraditório.

Observe o texto abaixo.

10. O texto acima pertence a qual gênero?
a) Cartaz.                                             c) Receita.
b) Capa de revista.                              d)  Notícia.

Leia os textos abaixo.
Texto 1
Mapa Da Devastação
            A organização não-governamental SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de
Pesquisas  Espaciais  terminaram  mais  uma  etapa  do  mapeamento  da  Mata Atlântica (www.sosmataatlantica.org.br).  O  estudo  iniciado  em  1990  usa  imagens  de  satélite para apontar o que restou da floresta que já ocupou 1,3 milhões de km2, ou 15% do território  brasileiro.  O  atlas  mostra  que  o  Rio  de  Janeiro  continua  o  campeão  da motosserra.  Nos  últimos  15  anos,  sua  média  anual  de  desmatamento  mais  do  que dobrou. 
Revista Isto É – nº 1648 – 02-05-2001 São Paulo – Ed. Três. 

Texto 2
Há qualquer coisa no ar do Rio, além de favelas

            Nem  só  as  favelas  brotam  nos  morros  cariocas.  As  encostas  cada  vez  mais povoadas  no  Rio  de  Janeiro  disfarçam  o  avanço  do  reflorestamento  na  crista  das serras,  que  espalha  cerca  de  2  milhões  de  mudas  nativas  da  Mata  Atlântica  em espaço equivalente a 1.800 gramados do Maracanã. O replantio começou há 13 anos, para conter vertentes ameaçadas de desmoronamento. Fez mais do que isso. Mudou a paisagem. Vista do alto, ângulo que não faz parte do cotidiano de seus habitantes, a cidade aninha-se agora em colinas coroadas por labirintos verdes, formando desenhos em curva de nível, como cafezais. 
Revista Época – nº 83. 20-12-1999. Rio de Janeiro – Ed. Globo. p. 9. 

11. Uma declaração do segundo texto que CONTRADIZ o primeiro é
               a) as encostas cariocas estão cada vez mais povoadas. 
b) a mata atlântica está sendo recuperada no Rio de Janeiro. 
c) as favelas continuam surgindo nos morros cariocas. 
d) o replantio segura encostas ameaçadas de desabamento.

Leia o anúncio abaixo.

Como deveriam ser os anúncios...

12. Ao usar a palavra “Celta” o autor pretendia
     a)  Ressaltar o uso de uma variante dita pelo personagem.
b)   Apresentar o carro da marca Chevrolet.
c)  Utilizar do jogo de palavras para vender o carro.
d)  Contar sempre com carros da marca Chevrolet.

Leia o texto a seguir.
AO APAGAR DAS LUZES

              Ele tinha decidido, sem nada avisar, sem combinação nenhuma, que naquela 
noite haveria o grande desvendamento. 
              Ele ia-se  revelar, pronunciar  a  dura  verdade,  abrir  o  peito,  rasgar  as  vestes  da
postura  comida,  e  abrir  as  pernas  e  parir  a  si  mesmo  e  suas  verdades  na  cara  dos
demais,
              Eram uma família normal, uma gente cotidiana, que trabalhava para pagar suas
contas, que mantinha um tipo de fidelidade devida antes ao cansaço e à resignação que
à lealdade e ao amor.
              Pais  e  filhos,  uns  casados,  outros  solteiros,  reuniam-se  cada domingo  assim,
para atenderem ao desejo da mãe, à ordem do pai, e à sua própria resignação.
              O  pai  era  um  homem  normal,  cumpridor  metódico  de  seus  deveres,  prazeres
poucos, e ao cabo de tantos anos já não sabia direito o que eram seus desejos, se tinha
sonhos, se tudo se fundia tia realidade tediosa...
(O Estado de S. Paulo, 10/04/2002)
13. No fragmento acima quem conta a história
               a) O pai
b) A mulher
c) O narrador
d) Os filhos

Leia o texto abaixo.

          Este livro foi feito sob medida para você, com histórias que retratam o universo
dos  adolescentes  e  que,  na  maioria  das  vezes,  são  contadas  pelos  próprios
adolescentes. Você vai rir e chorar ao ler sobre a descoberta da verdadeira amizade, a
perda do primeiro amor e as delicadas relações entre pais e filhos.
         Cada uma dessas histórias contém algum significado especial. Eles falam da luta
dos  jovens  para  crescer  e  realizar  seus  sonhos,  superando  a timidez,  o  medo  do
julgamento dos outros e seus próprios limites. Também alegram,comovem,reacendem
a esperança e estimulam o desejo de empenhar-se para amar e viver plenamente.
         Esperamos  que  este  livro  se  torne  seu  melhor  amigo,  disponível  sempre  que
você precisar e pronto para contar uma história que vai aquecer o seu coração.
www.saraiva.com.br
 14. O leitor a quem se dirige o texto é um
a) pesquisador.
b) professor.
c) adolescente.
d) pai de família.

Leia a música abaixo.
 Admirável Chip Novo 
Pitty 
Pane no sistema alguém me
desconfigurou 
Aonde estão meus olhos de robô? 
Eu não sabia, eu não tinha percebido 
Eu sempre achei que era vivo 
Parafuso e fluído em lugar de
articulação 
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico é tudo programado 
E eu achando que tinha me libertado 
Mas lá vêm eles novamente, eu sei o
que vão fazer: 
Reinstalar o sistema 
Pense, fale, compre, beba 
Leia,vote, não se esqueça 
Use, seja, ouça, diga 
Tenha, more, gaste, viva
Pense, fale, compre, beba 
Leia,vote, não se esqueça 
Use, seja, ouça, diga 
Não senhor, Sim senhor, Não senhor,
Sim senhor 
[...] 
Fonte: http://letras.terra.com.br/pitty/

15. A forma como os verbos são utilizados nas segunda e terceira estrofes da letra da música reforça a ideia de 
              a) ordem, pois o eu da música é governado por um sistema. 
b) alegria, pois o eu do texto concorda com o sistema. 
c) desejo, pois o eu da música era livre. 
d) revolta, pois o eu do texto critica o sistema.

Leia a seguinte charge.

16. Qual é o assunto tratado nessa charge? ______________________________

Leia a crônica abaixo e responda a questão solicitada.
Cobrança (Moacyr Scliar)

       Ela abriu a janela e ali estava ele, diante da casa, caminhando de um lado para outro. Carregava um cartaz, cujos dizeres atraíam a atenção dos passantes: "Aqui mora uma devedora inadimplente".
        ― Você não pode fazer isso comigo ― protestou ela.
      ― Claro que posso ― replicou ele. ― Você comprou, não pagou. Você é uma devedora inadimplente. E eu sou cobrador. Por diversas vezes tentei lhe cobrar, você não pagou.
        ― Não paguei porque não tenho dinheiro. Esta crise...
        ― Já sei ― ironizou ele. ― Você vai me dizer que por causa daquele ataque lá em Nova York seus negócios ficaram prejudicados. Problema seu, ouviu? Problema seu. Meu problema é lhe cobrar. E é o que estou fazendo.
        ― Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta...
       ― Negativo. Já usei todas as formas discretas que podia. Falei com você, expliquei, avisei. Nada. Você fazia de conta que nada tinha a ver com o assunto. Minha paciência foi se esgotando, até que não me restou outro recurso: vou ficar aqui, carregando este cartaz, até você saldar sua dívida.
        Neste momento começou a chuviscar.
        ― Você vai se molhar ― advertiu ela. ― Vai acabar focando doente.
        Ele riu, amargo:
        ― E daí? Se você está preocupada com minha saúde, pague o que deve.
        ― Posso lhe dar um guarda-chuva...
        ― Não quero. Tenho de carregar o cartaz, não um guarda-chuva.
        Ela agora estava irritada:
       ― Acabe com isso, Aristides, e venha para dentro. Afinal, você é meu marido, você mora aqui.
      ― Sou seu marido ― retrucou ele ― e você é minha mulher, mas eu sou cobrador profissional e você é devedora. Eu avisei: não compre essa geladeira, eu não ganho o suficiente para pagar as prestações. Mas não, você não me ouviu. E agora o pessoal lá da empresa de cobrança quer o dinheiro. O que quer você que eu faça? Que perca meu emprego? De jeito nenhum. Vou ficar aqui até você cumprir sua obrigação.
       Chovia mais forte, agora. Borrada, a inscrição tornara-se ilegível. A ele, isso pouco importava: continuava andando de um lado para outro, diante da casa, carregando o seu cartaz.
                                      O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2001.    

17. Após a leitura, retire da crônica os recursos linguísticos (de cada, apenas um) utilizados pelo autor.
a) Partilha fatos cotidianos com o leitor, dando singularidade a eles.
_________________________________________________
b) Expressões de conversa familiar e íntima, repetições do pronome “você”.
_________________________________________________
c) Verbos flexionados na 1ª ou 3ª pessoa. ___________________________
d) Verbos de dizer, usado no discurso direto. ________________________
e) Marcas de tempo e lugar que revelam fatos cotidianos.
    __________________________________________________________

18.  Identifique em cada trecho o tipo de figura de linguagem e escreva seu nome embaixo.
a)      “Ah! Cidade maliciosa
de olhos de ressaca
que das índias guardou a vontade de andar nua.”
(Ferreira Gullar)    R: ___________________________

b)      “Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.”                
(Carlos Drummond de Andrade) R: __________________________

c)      Cada vez que você interrompe o colega,
sem pedir licença, percebo como é bem-educado. R: _____________

d)     Na época de festas juninas,
Sempre morro de medo dos fogos de artifício. R: ________________

19. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é:
a) subordinativa causal;
b) coordenativa aditiva;
c) coordenativa conclusiva;
d) subordinativa comparativa;

20. No período  - “Torna-se, portanto, imperativa uma revisão conceitual do modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico de modo a levar em conta o fator cultural como dominante” - a oração grifada traduz:
a) concessão;
b) consequência;
c) comparação;
d) condição;
e) proporção.

21. “Seus dedos se tornaram mais rápidos,  e sua mímica mais pronunciada,  mas essas capacidades ainda não bastam para a articulação vocal. Só o homem tem o dom da fala, assim como só ele é capaz de realizar atividades manuais complexas.”  Os termos destacados transmitem, respectivamente, ideias de:

a) adição, adversidade, adição.
b) concessão, explicação, conclusão.
c) conformidade, adversidade, comparação.
d) adição, concessão, comparação.

22. Assinale a alternativa que apresenta erro de pontuação.
a) Logo que me viu começou a chorar.
b) Para adquirir cultura, leia bastante.
c) Por ter caído do sétimo andar, ele morreu.
d) Ele é tão inteligente quanto o irmão.

23. Marque a sentença que apresenta falha de significado; por confusão vocabular:
a) o perigo era iminente;
b) o tráfico de veículos de grande porte pelo túnel é proibido;
c) foi ratificada a data de chegada do nosso convidado;
d) a discrição de José tem-lhe sido muito útil.

24. Assinale a única opção em que aparece uma palavra que não é antônima das demais, considerando-se o termo grifado da série.
a) sossego: agitação, preocupação;
b) notório: desconhecido, ignoto;
c) negligente: aplicado, diligente;
d) livre: preso, medroso;

25. Assinale a opção em que os dois enunciados não têm basicamente o mesmo significado:
a) “o oceano do povo se encapela / encapela-se o oceano do povo;
b) “ruge o clarim tremendo da batalha” / ruge o tremendo clarim da batalha;
c) “águia - talvez as asas te espedacem” / talvez as asas da águia te espedacem;
d) “que a mão dos séculos no futuro talha...” / que no futuro a mão dos séculos talha;

26.  As palavras estrato- tipo de nuvem, camada; e extrato- essência, concentrado são respectivamente
a) Homônimas.                                               c) Homógrafas.
b) Homófonas.                                               d) Parônimas.



 
27. Retire do trecho a seguir o hiperônimo e o hipônimoGrupos de refugiados chegam diariamente do sertão castigado pela seca. São pessoas famintas, maltrapilhas, destruídas.”


 
Hiperônimo-                                                   Hipônimo-                                      


28. Marque a oração subordinada substantiva completiva nominal.
a) Tenho dúvida de que você venha hoje.
b) Lembre-se de que todos somos pó.
c) É possível que as provas sejam anuladas.
d) Ninguém soube se morrera de desgosto.

29. Marque a oração adverbial causal.
a) A sessão foi suspensa porque faltou energia elétrica.
b) Joana não veio à aula ontem, porque adoeceu.
c) Falaram tão mal do filme que ele nem entrou em cartaz.
d) A polícia prendeu o ladrão que roubou a loja.

30. Indique a alternativa errada:
a) As pessoas mal-educadas, sempre se dão mal com os outros.
b) Os meus ensinamentos foram mal interpretados.
c) Vivi maus momentos, naquela época.
d) Temos que esclarecer os mau-entendidos.

  
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade,
sem ela, tampouco,
a sociedade muda." (Paulo Freire)

6 comentários:


  1. O cartaz, lutar pelos direitos.

    Eu acho que todos os idosos tem o seu direito não importa ser rico ou pobre.


    lucas 9ª c

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  2. Todo idoso tem o seu direito,independente do seu recusso finansseiro.
    Dinheiro não quer dizer nada.

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    1. O cartaz,lutar pelos os direitos. Eu acho que tanto o idoso como o jovem tem sim o direito de lutar pelo o que é seu de dereito.

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  3. eu publikei os 2 utimos comentários. vilani 9°c

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  4. Francisco Antônio
    Meu filho está no 9º ano e a professora colocou na prova uma questão que está no seu blog, a de nº 15 sobre a música admirável chip novo. Essa questão gerou muita discussão em sala de aula, pois os alunos dizem que a correta é a letra a (ordem) a a professora diz que é a letra d (revolta). Qual é a resposta correta? Se você me responder será de grande ajuda,pois ajudará a esclarecer a questão e colocar um ponto final na discussão. Obrigada

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    1. OS VERBOS ESTÃO CONJUGADOS NO MODO DO IMPERATIVO, PORTANTO É ORDEM.

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Obrigado a todos que passarem por esse blog e deixar seu recadinho.