sábado, 22 de setembro de 2012

O GÊNERO ORAL - O Seminário - O que é e como realizá-lo?


Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário. Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
É comum que muitos de nós já tenhamos participado de um seminário, não é mesmo?
Não somente na escola é que ele acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.
Assim como a escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. Atentemo-nos para a técnica de planejamento: 
Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES) domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.
Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.
Realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.
Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.
Só lembrando que para o planejamento devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.
No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência na exposição.
A postura do apresentador é fator relevante, o mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.
De posse de todos estes aparatos, só faltará ter confiança em si mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

SEMINÁRIO - DEFINIÇÃO, ESTRUTURA E ETAPAS

O QUE É UM SEMINÁRIO?
                  
O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate. Ele não é feito somente para o professor, mas essencialmente para a turma de alunos. Ele não é uma leitura de um texto, mas sim uma troca de idéias entre quem apresenta e quem assiste. Geralmente os organizadores apresentam um tema com o apoio de um texto distribuído entre os assistentes e usa o recurso de figuras, mapas, transparências, recortes de revistas ou jornais, vídeos, entre outros.

1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO:

Ele pode ser individual ou em grupo. Quando em grupo, o assunto é dividido em sub-temas (temas menores) e cada aluno fica responsável por um deles ou todos falam sobre eles. O debate envolve toda a classe, incluindo o professor e as conclusões envolvem a todos.

2. MODALIDADES:

a) O grupo escolhe um representante para apresentar e os demais complementam e as discussões envolvem todos os integrantes da classe. Além do GRUPO EXPOSITOR há o GRUPO COMENTADOR, cuja função é a de questionar, criticar e aprofundar a abordagem apresentada pelo grupo expositor.
b) O tema geral é subdividido em subtítulos e formar-se-ão na classe tanto grupos quantos os sub-temas. O professor ou um dos grupos apresenta o tema geral, para uma visão global e depois cada grupo aprofunda a parte que lhe coube, acontecendo o debate e chegando-se às conclusões com o auxílio do professor.

3. OS COMPONENTES DO SEMINÁRIO:

a) Coordenador- Geralmente é o professor e é aquele que propõe os temas, indica a bibliografia inicial, estabelece a agenda de trabalho e fixa à duração das sessões, e se necessário, complementa os itens.
b) Organizador- Aparece no seminário de grupo e as tarefas são subdivididas. Marca as reuniões prévias, coordena as pesquisas e pode designar as tarefas para cada componente.
c) Relator- (1 ou mais) Expõe os resultados dos estudos do grupo, porém não é o único a falar em sala de aula.
d) Secretário- É o estudante designado pelo professor para anotar as conclusões finais, após os debates.
e) Comentador- (1 ou mais) Surge quando se deseja um aprofundamento crítico dos trabalhos e é escolhido pelo professor. deve estudar com antecedência o tema a ser apresentado com o intuito de fazer críticas adequadas à exposição, antes da discussão e debates dos demais participantes.
f) Debatedores- São todos os alunos da classe. Participam fazendo perguntas, pedindo esclarecimentos, colocando objeções, reforçando argumentos ou dando alguma contribuição.

4. ETAPAS DO SEMINÁRIO:
O coordenador propõe o estudo, indica a bibliografia mínima, forma os grupos, escolhe o comentador e o secretário. O grupo formado escolhe o organizador, decide o número de relatores, inicia o trabalho de pesquisa. Reuniões sucessivas são realizadas sob a orientação do organizador para:
- determinação do tema central ("o fio condutor");
- divisão do tema central em tópicos;
- análise do material coletado;
- síntese das idéias dos diferentes autores analisado sob a forma de Introdução (breve exposição do tema central); Desenvolvimento (explicação, discussão e demonstração);
- conclusão (síntese de toda a reflexão) e Bibliografia (de acordo com as normas da ABNT).

Concluídos os estudos e pronto o seminário, a classe se reúne sob a orientação do coordenador. O(s) relator(es) em aula apresentam os resultados e devem se utilizar de recursos audiovisuais ou escritos para os assistentes. O comentador, após a exposição, intervém com os subsídios e críticas. A classe participa das discussões e debates, fazendo indagações, reputando ou não informações. O coordenador do seminário faz uma síntese e encaminha para as conclusões finais, fazendo a avaliação do seminário.

5. ROTEIRO DO SEMINÁRIO:

Plano- deve expressar as palavras-chaves escolhidas e não se pode confundir o pensamento do autor com os fatos por ele trabalhados.

Introdução- deve ser objetiva e concisa.

Conteúdo- deve ser dividido em unidades, tomando-se o cuidado de não reproduzirem-se os títulos e subtítulos das obras consultadas. as transcrições de texto deverão ser as estritamente necessárias e citadas corretamente, ou seja, entre aspas ("), sem alterações e com a indicação do nome do autor, ano da obra e número da página.

Conclusão- interpretação pessoal e não a repetição da opinião do autor estudado.

6. FORMAS DE AVALIAÇÃO DE UM SEMINÁRIO:

Na elaboração de um roteiro, observamos a exatidão, o planejamento equilibrado, com sequencia, à adequação da matéria com o grau de conhecimento da classe, a seleção da matéria em quantidade e qualidade, a exposição oral (controle da turma, voz, vocabulário e relacionamento com a classe) e, a seleção e uso de material didático (uso de quadro negro, ilustrações, texto-resumo para os colegas, etc.).

Bibliografia:
LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A.- Fundamentos de Metodologia Científica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1990.

Retirado do trabalho da Profª.Walkíria Martins, estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado a todos que passarem por esse blog e deixar seu recadinho.