Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a
oralidade, está o Seminário. Ele pertence à categoria vinculada à exposição com
base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a
respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
É comum que muitos de nós já tenhamos participado de um
seminário, não é mesmo?
Não somente na escola é que ele acontece, mas também no meio
acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em
grupo.
Assim como a escrita requer procedimentos específicos para
realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de
fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante
de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos
constitutivos. Atentemo-nos para a técnica de planejamento:
Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES) domine o
assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como
jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.
Produção de um esquema contendo informações sucintas que
nortearão o discurso do apresentador.
Realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas
falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.
Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais
como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.
Só lembrando que para o planejamento devem ser levadas em
consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de
interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.
No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem
formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn...
prejudicam a fluência na exposição.
A postura do apresentador é fator relevante, o mesmo deve evitar
gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o
tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E,
sobretudo, permanecer de frente para a plateia.
De posse de todos estes aparatos, só faltará ter confiança em si
mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
SEMINÁRIO - DEFINIÇÃO, ESTRUTURA E ETAPAS
O QUE É UM SEMINÁRIO?
O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa,
discussão e debate. Ele não é feito somente para o professor, mas
essencialmente para a turma de alunos. Ele não é uma leitura de um texto, mas
sim uma troca de idéias entre quem apresenta e quem assiste. Geralmente os
organizadores apresentam um tema com o apoio de um texto distribuído entre os
assistentes e usa o recurso de figuras, mapas, transparências, recortes de
revistas ou jornais, vídeos, entre outros.
1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO:
Ele pode ser individual ou em grupo. Quando em grupo, o assunto
é dividido em sub-temas (temas menores) e cada aluno fica responsável por um
deles ou todos falam sobre eles. O debate envolve toda a classe, incluindo o
professor e as conclusões envolvem a todos.
2. MODALIDADES:
a) O grupo escolhe um representante para apresentar e os demais
complementam e as discussões envolvem todos os integrantes da classe. Além do
GRUPO EXPOSITOR há o GRUPO COMENTADOR, cuja função é a de questionar, criticar
e aprofundar a abordagem apresentada pelo grupo expositor.
b) O tema geral é subdividido em subtítulos e formar-se-ão na
classe tanto grupos quantos os sub-temas. O professor ou um dos grupos
apresenta o tema geral, para uma visão global e depois cada grupo aprofunda a
parte que lhe coube, acontecendo o debate e chegando-se às conclusões com o
auxílio do professor.
3. OS COMPONENTES DO SEMINÁRIO:
a) Coordenador- Geralmente é o professor e é aquele que propõe
os temas, indica a bibliografia inicial, estabelece a agenda de trabalho e fixa
à duração das sessões, e se necessário, complementa os itens.
b) Organizador- Aparece no seminário de grupo e as tarefas são
subdivididas. Marca as reuniões prévias, coordena as pesquisas e pode designar
as tarefas para cada componente.
c) Relator- (1 ou mais) Expõe os resultados dos estudos do
grupo, porém não é o único a falar em sala de aula.
d) Secretário- É o estudante designado pelo professor para
anotar as conclusões finais, após os debates.
e) Comentador- (1 ou mais) Surge quando se deseja um
aprofundamento crítico dos trabalhos e é escolhido pelo professor. deve estudar
com antecedência o tema a ser apresentado com o intuito de fazer críticas
adequadas à exposição, antes da discussão e debates dos demais participantes.
f) Debatedores- São todos os alunos da classe. Participam
fazendo perguntas, pedindo esclarecimentos, colocando objeções, reforçando
argumentos ou dando alguma contribuição.
4. ETAPAS DO SEMINÁRIO:
O coordenador propõe o estudo, indica a bibliografia mínima,
forma os grupos, escolhe o comentador e o secretário. O grupo formado escolhe o
organizador, decide o número de relatores, inicia o trabalho de pesquisa.
Reuniões sucessivas são realizadas sob a orientação do organizador para:
- determinação do tema central ("o fio condutor");
- divisão do tema central em tópicos;
- análise do material coletado;
- síntese das idéias dos diferentes autores analisado sob a
forma de Introdução (breve exposição do tema central); Desenvolvimento
(explicação, discussão e demonstração);
- conclusão (síntese de toda a reflexão) e Bibliografia (de
acordo com as normas da ABNT).
Concluídos os estudos e pronto o seminário, a classe se reúne
sob a orientação do coordenador. O(s) relator(es) em aula apresentam os
resultados e devem se utilizar de recursos audiovisuais ou escritos para os
assistentes. O comentador, após a exposição, intervém com os subsídios e
críticas. A classe participa das discussões e debates, fazendo indagações,
reputando ou não informações. O coordenador do seminário faz uma síntese e
encaminha para as conclusões finais, fazendo a avaliação do seminário.
5. ROTEIRO DO SEMINÁRIO:
Plano- deve expressar as palavras-chaves escolhidas e não se
pode confundir o pensamento do autor com os fatos por ele trabalhados.
Introdução- deve ser objetiva e concisa.
Conteúdo- deve ser dividido em unidades, tomando-se o cuidado de
não reproduzirem-se os títulos e subtítulos das obras consultadas. as
transcrições de texto deverão ser as estritamente necessárias e citadas
corretamente, ou seja, entre aspas ("), sem alterações e com a indicação
do nome do autor, ano da obra e número da página.
Conclusão- interpretação pessoal e não a repetição da opinião do
autor estudado.
6. FORMAS DE AVALIAÇÃO DE UM SEMINÁRIO:
Na elaboração de um roteiro, observamos a exatidão, o planejamento
equilibrado, com sequencia, à adequação da matéria com o grau de conhecimento
da classe, a seleção da matéria em quantidade e qualidade, a exposição oral
(controle da turma, voz, vocabulário e relacionamento com a classe) e, a
seleção e uso de material didático (uso de quadro negro, ilustrações,
texto-resumo para os colegas, etc.).
Bibliografia:
LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A.- Fundamentos de Metodologia
Científica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1990.
Retirado do trabalho da Profª.Walkíria Martins, estado do Maranhão.
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