Trabalho de Início do 2º Semestre
Leia o texto e responda as questões
de 1 a 5.
O
padrinho de Guilherme
O padrinho foi ao colégio, na Muda da Tijuca, e tirou
Guilherme para passear. Olhos de inveja do irmão, também interno, mas sem
direito a sair porque seu comportamento era do tipo que “deixa muito a
desejar”. Desejar o quê — ele não sabia. Mas sabia que o irmão ia gozar a vida
lá fora, o ar, as ruas, os cinemas, tudo que vale a pena, enquanto ele,
Gustavo, continuaria mergulhado no mar-morto do pátio, dos corredores, do
nhenhenhém cotidiano.
Guilherme tinha planos para a emergência, e todos se
resumiam em tirar o máximo possível da liberdade do padrinho.
— O senhor me dá um presente de aniversário?
— Seu aniversário é daqui a oito meses.
— É, mas...
— Bem, eu dou.
O padrinho propôs-lhe um blusão alinhado, mas ele entendia
que roupa é obrigação de pai e mãe — não vale. Livro, também não. Nas férias,
aceitaria a coleção de “science-fiction”, mas em pleno ano letivo, para
descanso de tanta labuta no campo da ciência e das letras, o que lhe convinha
mesmo era um brinquedo bem legal.
— Brinquedo? Mas você pode brincar com essas coisas no
colégio?
— Posso.
Talvez não pudesse, mas isso eram outros quinhentos. Foram à
loja de brinquedos. O problema era escolher entre o trem elétrico, o foguete
cósmico, a caixa de aquarela, o equipamento de Bat Masterson, o cérebro
eletrônico e outras infinitas tentações.
— Vamos, escolhe — dizia o padrinho, disposto a tudo, menos
a esperar. Ele comparava, meditava, decidia, arrependia-se. E como era
impossível levar os brinquedos que o atraíam, pois cada qual tinha seu inconveniente,
que era não ter as qualidades dos demais, repeliu a todos.
— Quero aquela gaitinha. Aquela verde, ali.
O padrinho fez-lhe a vontade, sem compreender. Uma bobagem
de trezentos cruzeiros!*
No Colégio, Gustavo queria saber. E sabendo escarneceu*: —
Você é mesmo uma besta. Tanta coisa bacana para escolher, e vem com essa
gaitinha mixa.
(ANDRADE,
Carlos Drummond de. Vozes da Cidade. Rio de Janeiro: Recorde, p. 195. cruzeiro: moeda usada
antes do real
* escarneceu: zombou; fez
gozação.
cruzeiro:
(Habilidade-
Inferir
o sentido de uma palavra ou expressão considerando o contexto.)
01. “... do nhenhenhém cotidiano...”.
Qual o sentido dessa expressão usada no texto?
( A ) Animação do dia-a-dia. ( C ) “Chatices”
diárias.
( B ) Bobagens de estudante. ( D ) Estudos semanais.
(Habilidade-
Localizar
informações explícitas em um texto.)
02. “Ele comparava, meditava,
decidia, arrependia-se”. Diante do problema, qual foi à solução encontrada por
Guilherme?
( A ) Adquirir um blusão alinhado. ( C ) Desistir da compra.
( B ) Comprar todos os brinquedos. ( D ) Ficar com uma gaita.
(Habilidade-
Reconhecer
o efeito de sentido consequente do uso de sinais de pontuação (vírgula,
exclamação, interrogação, etc.) e de outras notações linguísticas (aspas,
parênteses, negrito etc.)
03. “— Brinquedo? Mas você pode
brincar com essas coisas no colégio?” O uso de interrogação na frase indica
( A ) curiosidade e
alegria.
( B ) curiosidade e
dúvida.
( C ) dúvida e alegria.
( D ) susto e
felicidade.
(Habilidade-
Inferir
uma informação implícita em um texto.)
04. De acordo com o texto, a
expressão “deixa muito a desejar” (linha 3) infere-se
(A)
pessoa mal educada. (C) pessoa de má
conduta.
(B)
pessoa imprudente. (D) pessoa
relaxada.
(Habilidade- Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.)
05.
No trecho “E
sabendo escarneceu: — Você é mesmo uma besta. Tanta coisa bacana para escolher,
e vem com essa gaitinha mixa.” A palavra ESCARNECEU pode ser substituída por
(A)
desdenhar.
(C) ignorar.
(B)
zombar.
(D) fazer pouco caso.
Leia
a tira a seguir.
(Habilidade-
Interpretar
texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto,
etc.).
06. De acordo com a
tirinha, o Cascão
(A) está dormindo fora de casa. (C) não sabe ler.
(B) não quis entrar em casa. (D) aproveita o piso frio para brincar.
(Habilidade-
Reconhecer
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.)
07. No 3º quadrinho da
tira, o que expressa o uso do ponto de exclamação?
(A) exclamou. (C)
surpreendeu.
(B) admirou. (D)
irritou-se.
Leia o texto abaixo.
O corvo e a
raposa
O
Senhor Corvo estava empoleirado num galho de árvore, com um pedaço de queijo no
bico. Comadre Raposa aproximou-se, atraída pelo cheiro. E cumprimentou alegremente
o Corvo:
―
Bom dia, Mestre Corvo! Como você
está
bonito! Acho que nunca vi ave mais bela.
Francamente, se a sua voz é
tão formosa
como a sua plumagem, você
é o rei dos
pássaros.
Ouvindo
esses elogios, o Corvo quase estourou de satisfação. E, querendo mostrar que
nem mesmo uma bela voz lhe faltava, abriu o bico para cantar. O queijo caiu e
mais do que depressa a raposa apanhou-o. Antes de ir saborear o petisco, disse:
―
Caro compadre, aprenda que todo bajulador vive à custa de quem o escuta. Acho que
esta lição vale bem um pedaço de queijo. (GÄRTNER,
Hans. Fábulas de Esopo. Trad. Fernanda L. de Almeida. São Paulo, Ática, 1995.)
[Habilidade-
Identificar
os elementos que constituem a estrutura da narrativa (narrador, personagem,
espaço, tempo, conflito gerador, solução do conflito etc.)]
08. Quem conta a
história é
(
A ) o Corvo. ( B ) a Comadre. ( C ) a Raposa. ( D ) o narrador.
(Habilidade-
Reconhecer
gênero discursivo.)
09. O gênero retratado
nesse texto é
( A ) conto. ( B ) lenda. ( C ) fábula. ( D ) crônica.
Leia o texto.
Musse de
chocolate do apressado
Ingredientes:
1 lata de creme de leite, a mesma lata cheia de achocolatado em pó e 1 pacote
pequeno de chocolate granulado.
Modo de fazer:
Bata no liquidificador o creme de leite com o achocolatado em pó só para
misturar. Derrame a mistura em taças e polvilhe com o chocolate granulado. Leve
à geladeira depois de ficar uns minutos no congelador para endurecer.
Rendimento: 5 taças. (ALGRANTI, Márcia. O jogo da comida. Cozinha para
adolescentes. Rio de Janeiro: Imago, 1995.)
(Habilidade-
Identificar
diferentes gêneros textuais.)
10. A finalidade do
texto é
( A ) anunciar um
produto. (
C ) dar uma instrução.
( B ) contar um fato. ( D )
fazer um convite.
Leia o seguinte cordel.
Sertão,
folclore e cordel
O sertão é terra boa Cordel
é folheto em versos
Se o ano é bom de inverno Como Manuel
Riachão,
Tudo fica mais contente Zezinho e
o Dragão,
Mais bonito e mais moderno Os aventureiros da
Sorte,
Porém quando o ano é seco José de Souza
Leão.
O sertão vira um inferno.
Folclore quer dizer um No sertão
vê-se o folclore
Conjunto de tradições No
cheiro do cumaru
Crença popular que cita Na sombra
do juazeiro
Provérbios, contos, canções Na cachaça com
caju
E se espalha no mundo No
“chiar” do carro de boi
Por diversas regiões. E no
pé de mandacaru.
(LEITE, José Costa. Sertão, folclore
e cordel. Recife, Condado, 1991.)
(Habilidade-
Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.)
11. As palavras
“inverno”, “moderno” e “inferno”, presentes na primeira estrofe, são usadas
para marcar
( A ) as estrofes. ( B ) as rimas. ( C ) o tema. ( D ) os versos.
Leia o texto a seguir.
Livro é demais
O Pedro Elias Lins aniversariou no último dia 12. Como é um
sujeito legal, a turma da firma onde trabalho resolveu fazer-lhe uma surpresa,
naturalmente com o apoio do patrão José Ailton Torres.
Aí, salta dona Elúsia, secretária do chefão:
―
O que é que a
gente dá de
presente pra ele?
Zé Vicente, o contínuo, sugeriu:
―
Dá um livro!
Na hora, Zé Aílton rebateu:
__ Livro, não! Ele já tem um!
(Gazeta de
Alagoas, Maceió, 14/4/98.)
(Habilidade- Identificar o tema de um texto.)
12.
O
assunto do texto é
(
A ) a compra do presente. ( C ) o aniversário do
chefe.
(
B ) a festa da firma. ( D ) o presente do contínuo.
(Habilidade-Identificar o conflito gerador do enredo e os
elementos que constroem a narrativa.)
13.
A
fala “─ Dá um livro!” é dita por
(
A ) Dona Elúsia. ( B ) Pedro Elias. ( C ) Zé Ailton. ( D ) Zé Vicente.
Leia
o texto.
O pastor e seus carneiros
Um
pastor levou seus carneiros para uma floresta de carvalhos. Sob uma enorme
árvore cheia de frutos, ele estendeu seu casaco. Depois subiu para sacudi-la e
assim os frutos cairiam. Mas os carneiros comeram indistintamente as bolotas e
o casaco. Quando desceu, vendo o que tinha acontecido, o pastor exclamou:
― Suas bestas, aos outros vocês dão sua lã
para abrigá-los, a mim que lhes dou o sustento, vocês destroem até o casaco!
Muita gente, sem se dar conta, serve a desconhecidos
e faz mal aos que lhes são próximos.
(ESOPO 550 a.C. Fabulas de Esopo.Trad. Antonio Carlos Vianna. Porto
Alegre: L&PM, 1997. p.157.)
(Habilidade- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes
no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.)
14. No
trecho “Depois subiu para sacudi-la e assim os frutos cairiam.” A palavra
destacada dá ideia de
(
A ) causa ( B ) lugar ( C ) modo ( D ) tempo
(Habilidade- Identificar a finalidade de textos de diferentes
gêneros.)
15.
O
texto “O pastor e seus carneiros” é
(
A ) uma carta contando o que os carneiros fizeram com o casaco.
(
B ) uma fábula que ensina uma lição de moral a partir de um fato.
(
C ) uma notícia de um fato que ocorreu com o pastor.
(
D ) um poema sobre a vida do pastor e seus carneiros.
Leia
os textos abaixo.
TEXTO I
Brasil de Todos os Santos
Brasil, meu Brasil de todos os Santos
Descobrir a sua cara de espanto
Descobrir o seu encanto em um segundo
Um país que sonha ser o Novo Mundo
Matas, praias, céu, diamante e chapadas
Transamazônicas estradas te percorrem
Feito rios de águas e florestas
Transformando sua paisagem numa festa
Nas suas avenidas todas coloridas
Desfilam homens e mulheres
(...)
Laura Campanér e Luisa Gimene
TEXTO II
Desmatamento
Desde
a ocupação portuguesa, o Brasil enfrenta queima de vegetação original e
desmatamento com o intuito de aumentar as áreas de cultivo e pastagens, bem
como facilitar a ocupação humana e, consequentemente, a especulação imobiliária.
Estes
procedimentos, ao longo dos anos, levaram à extinção de várias espécies
vegetais e animais, à erosão e à poluição do meio ambiente em geral.
Fonte:
http//www.geocities.com/naturacia/desmatamento.html - Acesso em: 15/05/06.
(Habilidade- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de
textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi
produzido e daquelas em que será recebido.)
16. Na
comparação dos textos I e II, pode-se afirmar que:
(A)
Os dois textos tratam do mesmo assunto – meio ambiente.
(B)
As nossas riquezas estão sendo bem tratadas ao longo dos anos.
(C)
O Brasil é rico pela sua natureza, pelo seu povo.
(D)
A vida do homem é mais importante que a natureza.
17. Com
relação aos textos Brasil de Todos os Santos e Desmatamento, é correta a
alternativa:
(A)
Ambos enaltecem a paisagem natural do território brasileiro.
(B)
Os dois textos abordam o meio ambiente sob pontos de vista opostos.
(C)
Ambos apontam para a transformação causada pela poluição.
(D)
Os dois textos responsabilizam a ocupação portuguesa pelo desmatamento.
Leia
os textos abaixo.
TEXTO
I
Redução da violência contra adolescentes
A
violência contra adolescentes nas comunidades e nas ruas é um fenômeno
tipicamente urbano e fortemente determinado pelas desigualdades sociais e
econômicas nesses espaços. Caracterizada, em sua maioria, pelos assassinatos
por armas de fogo, acidentes de trânsito e exploração sexual, a violência em
espaços urbanos tem aumentado no Brasil e no mundo.
As
maiores vítimas da violência urbana são os adolescentes moradores de
comunidades populares e de periferias que, muitas vezes, encontram-se
vulneráveis diante das ações de grupos criminosos e da repressão das forças de
segurança. Em situações de ausência de políticas públicas eficientes e
transformadoras, de opções de educação, de oportunidades de emprego, abre-se
uma porta para a ação de aliciadores que recrutam crianças e adolescentes para
o tráfico de drogas e armas. Em 2005, 8 mil pessoas entre 10 e 19 anos foram
vítimas de homicídios. Destes, 65% eram afrodescendentes. Fonte:
Adaptação:
http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10211.html – Acesso em: 30/10/08
TEXTO
II
O artigo 5º do Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA, Lei Federal 8.069/90) que dispõe: “Nenhuma criança ou
adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação,
exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer
atentado por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. Fonte:
Adaptação:
http://violenciaintrafamiliarfmp.blogspot.com/2007/10/violncia-contra-crianas-e-ado-
lescentes.html – acesso em: 30/10/08.
(Habilidade- Conhecer posições distintas entre duas ou mais
opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.)
18. Com
relação aos textos 1 e 2, é correto afirmar que:
(A) Nenhum dos textos trata do adolescente na
sociedade
(B) O texto 1 expressa direitos
presentes no texto.
(C) Os direitos presentes no texto 2,
não estão garantidos no texto1.
(D) O direito expresso no texto 2 está
garantido no texto 1.
Leia
o texto abaixo:
Cinzas na Amazônia
Agosto
marca o início tradicional das queimadas na Amazônia Legal. Mas os primeiros
dias deste mês foram preocupantes. O número de focos de fogo na região é 40%
maior que em 2006. “Acendemos o sinal amarelo”, diz o pesquisador Alberto
Setzer, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É cedo para soar o
alarme, mas o temor é que, se a estiagem que atinge a região continuar, os
próximos meses sejam enfumaçados. Há outros dois motivos de inquietação. Os
focos atuais se concentram no norte de Mato Grosso, sul do Pará e leste do
Tocantins, todos com forte atividade agrícola. E todas as reservas florestais
nacionais registraram casos de incêndio.
Fonte:
Revista Superinteressante. nº 482, 13 de agosto de 2007.
(Habilidade- Identificar a tese de um texto.)
19.
De acordo com o texto anterior, pode-se inferir que
(A) As queimadas na Amazônia Legal
ocorrem com maior frequência antes do mês de agosto.
(B) Se a frase na linha 3 “acendemos o
sinal amarelo” for alterada para “ o sinal amarelo será acendido”, não haverá
mudança no sentido do texto.
(C) O clima seco auxilia na propagação
dos focos de incêndio.
(D) Os focos de incêndio podem
apresentar riscos às florestas brasileiras.
Leia
o texto abaixo:
Puro preconceito
“É
razoável que as pessoas tenham medo de assaltos. Eles se tornaram rotina nos centros
urbanos e, por vezes, têm consequências fatais. Faz todo sentido, portanto,
acautelar-se, evitar algumas regiões em certos horários e, até, evitar pessoas
que pareçam suspeitas.
E
quem inspira desconfiança é, no imaginário geral, mulato ou negro. Se falar com
sotaque nordestino, torna-se duplamente suspeito. Pesquisa feita em São Paulo,
contudo, mostra que essas ideias não têm base na realidade. Não passam de
preconceito na acepção literal do termo. Dados obtidos de 2901 processos de
crimes contra o patrimônio (roubo e furto) entre 1991 e 1999 revelam que o
ladrão típico de São Paulo é branco (57% dos crimes) e paulista (62%).
Os
negros, de acordo com a pesquisa, respondem por apenas 12% das ocorrências.
Baianos e pernambucanos, juntos, por 14%.
O
estudo é estatisticamente significativo. Os 2901 processos correspondem a 5% do
total do período. É claro que algum racista empedernido poderia levantar
objeções metodológicas contra o estudo. Mas, por mais frágil que fosse a
pesquisa, ela já serviria para mostrar que o vínculo entre mulatos, negros,
nordestinos e assaltantes não passa de
uma manifestação de racismo, do qual, aliás, o brasileiro gosta de declarar-se
isento. (...) Fonte: Folha de São Paulo, 06 de março de 2001.
(Habilidade- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos
oferecidos para sustentá-la.)
20. O
texto defende a ideia de que é falsa a relação suposta pelas pessoas entre a
cor da pele, a origem e o grau de periculosidade de um indivíduo. Para defender
esse ponto de vista são apresentados
(A)
Opiniões de policiais.
(B)
O parecer do jornal.
(C)
Dados estatísticos.
(D)
Depoimento das vítimas.
GABARITO
DO SIMULADO
QUESTÕES
|
GABARITOS
|
DESCRITORES
|
|||
01.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
3
|
02.
|
A
|
B
|
CCC
|
D
|
2
|
03.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
13
|
04.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
4
|
05.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
2
|
06.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
5
|
07.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
17
|
08.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
10
|
09.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
spaece
|
10.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
12
|
11.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
19
|
12.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
6
|
13.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
10
|
14.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
15
|
15.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
12
|
16.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
20
|
17.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
20
|
18.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
21
|
19.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
7
|
20.
|
A
|
B
|
C
|
D
|
8
|
Muuuuuuuito boa mesmo a atividade!
ResponderExcluirQueria saber se você teria como disponibilizá-la em arquivo word para ser baixada ou enviar para o meu e-mail, já que ao copiá-la o funfo cor-de-rosa permanece no documento.
Agradeço desde já.
Att,
Márcio Arthur,
ExcluirParabéns pelo excelente trabalho.Gostaria que mandasse para meu e.mail novidades.(noemeruas@gmail.com)
Agradeço desde já.
Att
Noeme Ferreira Ruas
Muito bom .
ExcluirMuito bom .
ExcluirObrigada pelo excelente trabalho. Não custa nada copiar e colar no word..... mas, infelizmente, as pessoas querem tudo pronto.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar com seus colegas professores. Tudo de bom!
ResponderExcluirotima atividade poderia enviar para meu e-mail?
ResponderExcluirwagner.gal@hotmail.com
Daniele
GOSTEI BASTANTE DO TRABALHO.parabéns
ResponderExcluirAchei muito legal. mas fiquei encucada com o lugar descrito no primeiro texto " Muda da Tijuca" não seria Barra da tijuca? ou existe mesmo o tal nome?
ResponderExcluirotimo!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEssas respostas estão certas?
ResponderExcluirÓtimo trabalho professor! Obrigada!
ResponderExcluirA 17 está errada
ResponderExcluirA 17 está errada
ResponderExcluirEntão eu aconselho não utilizá-la em questões de prova ou concursos visto que tanto A quanto B estão corretas e um simulado ou prova com está questão traria polêmica
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns!
ResponderExcluir