sexta-feira, 2 de agosto de 2013

EXPLORANDO O TEXTO


Um amor, uma cabana

           Nossos pais diziam que para nos tornar seres completos era preciso escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho. Meu pai, que era engenheiro, acrescentava: construir uma casa. Escrevi livros, até demais, tenho um filho e plantei uma árvore, no jardim da casa onde cresci, uma muda de pau-rosa, ou flor-do-paraíso, que havia sido esquecida ao lado de uma cova estreita e funda, uma muda frágil, com poucas folhas, mais alta do que a menininha que a salvou. A muda cresceu, transformou-se em um majestoso flamboyant, coberto de flores vermelhas.
          Mas nunca construí uma casa. Sonho com isso. Gostaria de construir uma casa de taipa, com as próprias mãos, amassar o barro, atirar o barro nos enxaiméis e fasquias de madeira. Não se trata de uma idiossincrasia, nem de um gesto poético, muito menos uma visão religiosa. A taipa é um material apaixonante. Tem uma nobreza histórica. As reforçadas casas e igrejas coloniais brasileiras foram feitas de taipa de pilão, há ainda hoje na Alemanha casas em taipa construídas no século 13, a própria muralha da China, símbolo da solidez, é taipa. A taipa tem mais de 9.000 anos, serviu a construções no Egito, na Mesopotâmia.
           Um amigo meu, arquiteto, projetou e construiu belíssimas casas de taipa. Ele se chama Cydno da Silveira e o conheci em Brasília, poucos anos depois de plantar meu flamboyant. Cydno estudava na UnB quando, observando residências rurais, surpreendeu-se com a quantidade de casas de taipa, feitas de maneira intuitiva, quase como as abelhas fazem suas colméias. Nunca tinha ouvido falar naquilo em seu curso, e percebeu o quanto era elitista o ensino de arquitetura. Fotografou as casas de taipa todas que encontrava. Ele se formou, passou a trabalhar com as técnicas industriais, como concreto armado, mas nunca esqueceu a taipa. Deu-se conta de que não sabia construir da maneira mais rudimentar e resolveu aprender. Estudou durante anos a técnica. Descobriu taipas diversas, como a de pedra, usada no Piauí, a de madeira com bolas de barro, vista no Maranhão, a taipa de carnaúba, a taipa mista de moldura de tijolos, a taipa feita com sobras de madeira e sucata. Descobriu a maleabilidade incrível do barro, novas estruturas, novos dimensionamentos do espaço e imensas possibilidades de melhoria na técnica tradicional. Estudou a combinação com elementos da cultura industrial, mas sem descaracterizar a antiga construção de estuque.
           A casa de taipa nasce do chão, vem da natureza, é construída com o material que está ali, a terra e as árvores e tem uma grande contribuição a dar a um país que não oferece moradia para todos, como o Brasil. O projeto de casas populares, que Cydno afinal desenvolveu, ensina o homem a construir sua própria casa e a cuidar dela. Tem o sentido de manter viva a sabedoria popular da taipa. Está sendo feita uma experiência na cidade de Bayeux, Paraíba, para treinamento de pessoas no projeto, construção, melhoria e restauração de edificações em taipa de pau-a-pique. Não recebendo a casa pronta, mas construindo-a, o dono toma por ela mais amor. Se for privado de sua terra, ele saberá construir uma nova habitação. O saber lhe pode servir como meio de vida, e a profissão tem um nome: taipeiro.
          A casa de taipa é uma grande alternativa para a habitação no meio rural e nas periferias urbanas. Típica das populações mais pobres, é uma forma de independência, uma estratégia milenar de abrigo, preservada nos sertões brasileiros especialmente pelas mulheres. O sistema de autoconstrução elimina a aquisição de material, o transporte, o crédito, elimina o BNH e o processo industrial de construção, permite o mutirão e, principalmente, educa. É rápida a construção, usa-se mão-de-obra não qualificada, e é um instrumento para a posse imediata da terra. Permite uma construção tanto de caráter provisório quanto perene e a técnica pode ser levada a lugares onde não chega o material industrializado. Uma simples caiação evita a umidade e basta fechar as frestas onde o barbeiro gosta de fazer seu ninho. Integra a família, as mulheres e as crianças trabalham na construção e integra o grupo na sociedade quando em regime de mutirão. Apesar de tudo isso é completamente ignorada pelos meios administrativos, considerada subabitação, não há nem mesmo linha de crédito nos órgãos do governo para casa de taipa. Marcos Freire, antes de morrer, estava tratando de corrigir esse lapso. Nas esferas “civilizadas” há dificuldade em compreender a taipa. Não há legislação nem a favor nem contra. Quando da construção de Carajás, Cydno realizou um projeto de moradias em taipa de pau-a-pique para os empregados, utilizando o fartíssimo material do lugar. Seu projeto não foi aceito e os tijolos, o cimento e o ferro viajaram de avião até Carajás.
            Na taipa não há desperdício de material e nem agressão ecológica, a madeira usada nas estruturas é em quantidade cinco vezes menor do que a necessária na queima de tijolos para uma parede das mesmas dimensões. “A tomada de consciência ecológica, surgida como uma ponte de luz no extremo mais estreito do túnel da crise de energia, vai servindo para provar-nos que nem sempre o habitat humano está condenado a ser feito de concreto, aço e vidro. Assim, quando tudo em arquitetura parecia dirigir-se para uma negação sempre maior da natureza que volta a oferecer uma saída diante das agruras da crise. E o faz com aquilo que lhe é primeiro e essencial, a terra, o elemento mais fecundo de tudo o que nos cerca”, escreveu o arquiteto Roberto Pontual.
            Quando, nos anos 1930, Lúcio Costa projetou uma vila operária, em Monlevade, toda em taipa de pau-a-pique, escreveu: “...faz mesmo parte da terra, como formigueiro, figueira-brava e pé-de-milho – é o chão que continua... Mas justamente por isso, por ser coisa legítima da terra, tem para nós, arquitetos, uma significação respeitável e digna, enquanto que o pseudomissões, ‘normando ou colonial’, ao lado, não passa de um arremedo sem compostura”. E aconselha: devia ser adotada para casas de verão e construções econômicas de um modo geral. É uma técnica muito mais barata, atende aqueles casais remediados que desejam uma casinha de campo. O projeto de Lúcio Costa, claro, não foi aceito pela Belgo Mineira.
           O Cydno vai projetar a minha casa de taipa. Vou querer na casa uma lareira, um fogão a lenha e uma vassoura daquelas de gravetos. Uma árvore frondosa por perto, pode ser flamboyant, um gramado na sombra para piquenique, contemplação ou leitura. Também dizia meu pai, nas coisas mais simples está o sentido da vida.
(Ana Miranda)

Responda as questões de 1 a 10, consultando o texto.

Habilidade- Identificar o tema de um texto.

01.  O texto trata, principalmente
(A)  do consumo.                                   (C) das questões sociais.
(B)  dos princípios e valores.                  (D) do sistema de construção.

Habilidade- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

02.  No trecho “Escrevi livros, até demais, tenho um filho e plantei uma árvore, no jardim da casa onde cresci, uma muda de pau-rosa, ou flor-do-paraíso, que havia sido esquecida ao lado de uma cova estreita e funda, uma muda frágil, com poucas folhas, mais alta do que a menininha que a salvou”, a palavra ESCREVI está se referindo

(A)  ao pai da autora.                              (C) ao seu filho.
(B) a autora.                                            (D) a um amigo.

Habilidade- Localizar informações explícitas em um texto.

03.  De acordo com o texto, uma das formas de suprir a carência de moradia para a área rural e periferia urbana é a construção

(A)  de casas populares.                       (C) de casas com materiais industrializados.
(B)  de casas de taipa.                          (D) de casas apenas de barro.

Habilidade- Identificar a tese de um texto.

04.  Segundo o texto, a ideia que defende o ponto de vista da autora é
(A)  “a construção de casas de taipa por ser alternativo fácil de encontrar, nasce do chão e é de baixo custo.”
(B)  “problemas de habitação para área rural e periferia urbana.”
(C)  “a construção de casas populares para as pessoas de baixa renda.”
(D)  “a taipa é um material apaixonante. Tem uma nobreza histórica.”

Habilidade- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

05.  Identifique o argumento que sustenta o ponto de vista da autora.
(A)  “a taipa é um material apaixonante. Tem uma nobreza histórica.”
(B)  “a taipa tem mais de 9.000 anos, serviu a construções no Egito, na Mesopotâmia.”
(C)  “a casa de taipa nasce do chão, vem da natureza, é construída com o material que está ali, a terra e as árvores [...]”
(D) “na taipa não há desperdício de material e nem agressão ecológica [...]”

Habilidade- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

06.  No 5º parágrafo (linha 49) a palavra caiação pode ser substituída por
(A)   maquiagem pesada.                                            (C) contém apenas o essencial.
(B)  revestir com cal.                                                  (D) água branca.

Habilidade- Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

07.  Segundo a autora, “Nas esferas ‘civilizadas’ há dificuldades em compreender a taipa.” O uso das aspas na palavra CIVILIZADAS dá um tom de ironia, ou seja, sugere uma ideia exatamente contrária. Qual é essa ideia?
(A)  São esferas nada civilizadas, na medida em que consideram a taipa um submaterial e preferem usar materiais mais caros.
(B)  A construção de casas de taipa por ser alternativo fácil de encontrar na natureza e de baixo custo.
(C)  Lembranças e sentimentos da autora.
(D) Uma visão poética e expressiva em relação às casas de taipa.

Habilidade- Localizar informações explícitas em um texto.

08.  A alternativa que traduz o que predomina no texto é
(A)  lembranças e sentimentos da autora.
(B)  a presença dos princípios e valores da família.
(C)   uma visão poética e expressiva em relação às casas de taipa.
(D)  uma análise crítica das escolhas de material para a construção de casas populares.


Habilidade- Reconhecer gênero discursivo.

09.   O gênero tratado nesse texto é
(A)   conto.
(B)   relato.
(C)   diário.
(D)  informativo.


GABARITO

1-A; 2- B;  3- B;  4- A;  5- C;  6- B; 7- A;  8- D;  9- B.

2 comentários:

  1. Muuuuuuuito boa mesmo a atividade!
    Queria saber se você teria como disponibilizá-la em arquivo word para ser baixada ou enviar para o meu e-mail, já que ao copiá-la o funfo cor-de-rosa permanece no documento.

    Agradeço desde já.

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ PODE RETIRAR ESSE FUNDO ROSA

      Excluir

Obrigado a todos que passarem por esse blog e deixar seu recadinho.