sábado, 10 de agosto de 2013

DESCRITORES DE PORTUGUÊS PARA O SPAECE

(Segundo Luiz Júnior)

D01- Localizar informações explícitas em um texto.
D02 – inferir informação em texto verbal
D03- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão,
D04- interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais
D05- Identificar o tema ou assunto de um texto
D06 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D07- diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.
D08 – Formular hipóteses sobre o conteúdo de um texto.
D09 – Reconhecer gênero discursivo.
D10 – Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros
D11 – Reconhecer os elementos ou partes da narrativa
D12 -  Identificar semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre extos
D13- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema
D14- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem  para a continuidade de um texto.
D15- Identificar a tese de um texto
D16 – Estabelecer relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D17 -  Estabelecer relação lógico-discursiva presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D18 - Reconhecer o sentido do texto e suas partes sem a presença de marcas coesivas
D19- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de  palavras, frases  ou expressões.
D20- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações
D21- Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
D22- Reconhecer efeitos de ironia ou de humor em textos variados.

D23 – Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor

2 comentários:

Obrigado a todos que passarem por esse blog e deixar seu recadinho.