domingo, 21 de outubro de 2012

Cinco passos para começar a escrever um romance:



1 - A primeira coisa a se pensar: "sou um bom leitor?". Afinal, não há escritor que deteste ler. Até porque o interesse pela escrita surge justamente pelo encantamento com a leitura.

2 - O segundo passo é extremamente óbvio: ter alguma ideia de qual será o tema principal do romance. Fazer um aparato geral, mesmo que seja mentalmente, da história a ser contada. Por exemplo, imaginemos que você iria escrever Ensaio Sobre a Cegueira. O principal da história seria: uma epidemia de cegueira branca. Essa idéia central, claro, deve ser algo pensado como inédito, criativo e interessante.

3 - Ter uma boa biblioteca. Mas não me refiro àquela física, mas a de conhecimento. Imaginar que toda a carga de leitura prévia servirá de base para a produção do romance. Nada de plágio, de forma alguma, mas é importante conhecer os bons autores, para, assim, absorver as boas estruturas narrativas, as boas histórias. E o mais importante, talvez, seja a leitura de livros possivelmente semelhantes à imaginada nova obra. Ou seja, se você pretende escrever um romance policial, leia o máximo possível autores deste estilo.

4- Sabendo do que se trata o futuro romance, é hora da pesquisa. Este pode ser um passo ainda mais importante se o romance se baseará, por exemplo, em algum fato histórico. É absolutamente impossível, digamos, escrever um Viva o Povo Brasileiro sem aprofundar-se em pesquisas sobre a história do Brasil. Vá a bibliotecas, compre livros, estude, estude, estude bastante. E, claro, sempre anote. Cultive um caderno para anotações - ou um arquivo em word no computador - especial para as pesquisas. Mas, de forma alguma, as dê como concluídas. É muito possível que, lá no meio do processo de escrita, você acabe encontrando algum detalhe que necessite de embasamento histórico, geográfico, científico, sociológico...

5 - Este é o momento do planejamento. Não acredite que você irá escrever um romance, seja o tamanho que for, sem esquematizá-lo previamente. Faça tudo, claro, do seu jeito. Mas não deixe de montar o esqueleto do enredo. No decorrer da escrita surgirão novas ideias, que podem ser acrescentadas, ou algumas outras retiradas. De qualquer forma, mantenha seu planejamento em vista, sempre atualizando-o.

Depois dos passos anteriores, chegou a hora de começar a escrever. O que se pode aconselhar neste momento? Paciência. E lembre-se: o trabalho de escritor não é meramente intelectual. É um trabalho, acredite, também braçal. Afinal, as letras não aparecem sozinhas num papel ou numa tela de computador.

Em resumo: Interesse-> Ideia -> Leitura -> Pesquisa -> Planejamento -> Ação

3 comentários:

  1. gostei muito dessa parte pois ensina passo a passo como escrever um romance.


    Orlando Marques

    ResponderExcluir
  2. ADOREI VER COMO COMEÇAR UM ROMANCE POIS É A PARTE MAIS DIFICIL DO ROMANCE.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você Geisiane, eu também acho que o começo é sempre mais difícil.

    ResponderExcluir

Obrigado a todos que passarem por esse blog e deixar seu recadinho.