Uma Prática de Leitura, Através da Música
PROFESSOR
Francisco Antônio de Paula Gregório
Córrego da Forquilha II,
Jijoca de Jericoacoara-Ce
_______________________________________________
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO SALES DE
CARVALHO
Educar Para Construir um Futuro

DISCIPLINA: Língua Estrangeira (Inglês)
PÚBLICO A SER CONTEMPLADO: Alunos do 8º e 9º Ano
PROJETO
APRENDER
INGLÊS, CANTANDO
PROFESSOR
FRANCISCO
ANTÔNIO DE PAULA GREGÓRIO
CÓRREGO DA
FORQUILHA II,
JIJOCA DE JERICOACOARA-CE
JANEIRO/2010
______________________________________________________________________________________________
JUSTIFICATIVA
Pensando em retificar as deficiências de leitura e escrita, nos quais se
encontram os alunos deste estabelecimento de ensino, também em acelerar com
mais amplidão o conhecimento teórico e a comunicação falada, pelo fato de os
mesmos não terem tidos aulas sequenciais até 2007. É aí, portanto, que aparece
o projeto “Aprender Inglês, Cantando”, erradicando de forma lógica e cognitiva
aquele método de ensino de escolha de conteúdos aleatório e sem
contextualização, sem ter afinal, uma linha de pensamento, isto é, uma tendência
pedagógica. Assim esse novo método de ensino, de certa forma chamará mais as
atenções dos jovens e adolescentes pelo fato dos mesmos se identificarem.
Entretanto, fez surgir a ideia de intensificar o uso da mídia digital
(principalmente músicas) como material de apoio para tentar atrair os olhares
dos aprendizes e obter maiores resultados no ensino da língua inglesa. E com
isso propor uma maior desenvoltura aos alunos no que diz respeito à comunicação
falada, tendo em vista a importância de saber não só a gramática, mas, também a
habilidade da conversação da língua estudada.
Pretende-se dar uma maior ênfase no conhecimento teórico, de modo
divertido, prazeroso, utilizando “a música como um agente facilitador do
ensino-aprendizagem.” Uma vez que o ensino de Língua Estrangeira (LE) deve
possibilitar ao educando uma visão de mundo mais ampla, na qual ele deve ter a
oportunidade de externar o seu conhecimento, ou seja, os envolvidos no processo
pedagógico devem fazer uso da língua que estão aprendendo em situações
significativas e relevantes. Para isso, faz-se necessário também o
desenvolvimento das outras habilidades (oralidade e compreensão auditiva) além
da leitura e escrita, conforme é priorizado pelos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs). É evidente que se propõe levantar a autoestima dos alunos,
trocando a prática rotineira por uma diferenciada, onde o livro didático não
será apenas o único subsídio, mas um dos complementos a fazer parte do
ensino-aprendizagem. O foco do ensino estará voltado para a música, pois
historicamente tem sido usada tanto como forma de comunicação e entretenimento,
como também de expressão afetiva, cultural, social, política e religiosa.
Sempre esteve presente em todas as sociedades desde tempos imemoriais, com seu
caráter subjetivo, o que filosoficamente a coloca entre as virtuoses do ser
humano (Pinker-2001).
Este ainda servirá de ferramenta preciosa, pois dependendo do contexto
musical pode-se trabalhar o vocabulário, pronúncia de palavras, perguntas e
respostas, interpretação textual (oral e escrita), expressões idiomáticas e
outros possíveis conteúdos presenciais. Apenas vista de uma forma diferente,
isto é, através da música. Uma vez que os jovens e adolescentes se identificam
com este lado da arte. Possibilitando assim, uma forma de trabalho com
qualidade e eficiência. Estudando a música popular, nos seus mais diversos
gêneros como, por exemplo, funk, new age, tecno, jazz, hip hop, reggae, rap,
rock’ n’ roll’, blues, etc. É reconhecida como instrumento valioso de apoio ao professor
e aos estudantes de LE. Pensando na retificação da deficiência encontrada, no
princípio trabalhar-se-á com os alunos ouvindo, depois praticando a leitura,
após com a escrita, e depois fazendo uma observação entre leitura e escrita, e
depois sucessivamente vendo regras de pronúncia a partir do contexto
presencial.
Já é comprovado que por meio da música há facilidade de atingir crianças,
jovens e adultos em todo o mundo, pelo fato de todos apreciarem, seja de
qualquer estilo ou gênero. E uma das vantagens que ela tem, porque está em
todos os lugares, sob diversas formas. Nos bares, nas casas, na escola, no
espaço, enfim ela cerca de forma globalmente o universo das pessoas. E todos se
sentem convidados, envolvidos pela musicalidade, pelo ritmo, pela melodia e a
letra que descreve. Portanto, a música tornar-se-á no dia a dia “uma prática de
leitura”, apresentada de uma maneira diferente como, por exemplo, cantada,
gesticulada, coreografada, parodiada, declamada e até mesmo dançada. É
importante que os alunos conheçam alguns conceitos fundamentais no ensino de
língua estrangeira como abordagem, método e técnica, a fim de que compreendam
melhor esta nova língua que passa a fazer parte de seu conhecimento
pessoal.
Esta proposta tem uma linha de trabalho, baseado na tendência pedagógica
“A libertadora” de Paulo Freire, onde afirma que: “o sujeito aprende
construindo seu próprio conhecimento, a partir do lúdico.” Dentro desta ideia
construtivista, serão trabalhadas, todas as atividades, deste projeto, e espera-se
que no final, os envolvidos sejam capazes de interagirem com o outro, ler
textos sem dificuldades, escrever e produzir sem nenhum problema.
OBJETIVO GERAL
Utilizar a música para aproximar os alunos da Língua Inglesa (LE),
facilitando assim o conhecimento dos diferentes estilos e gêneros musicais,
promovendo a interação com o outro, usando de certa forma a língua, em
situações significativas, desenvolvendo mais de modo positivo a pronúncia e
leitura de palavras, retificando a deficiência de escrita e associando o
conhecimento adquirido com a prática da comunicação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Despertar no aluno o interesse, a atenção, a
percepção e o hábito de ouvir (to listen);
·
Conhecer os significados de palavras, expressões
ou frases;
·
Aprender os conceitos fundamentais, conhecer o
gênero musical e saber diferenciá-lo entre si;
·
Conduzir o aluno a ler em inglês, utilizando
gradativamente a entonação de voz, a pronúncia e a pontuação frasal;
·
Efetuar a leitura em suas diferentes formas:
silenciosa, individual, compartilhada, fragmentadas em pequenos trechos,
coletiva ou em grupos;
·
Desenvolver a oralidade e escrita, por meio de
exercícios variados;
·
Fazer com que o aluno aprenda a escrever
palavras, expressões, frases ou trechos, observando a fala e a escrita;
· Reconhecer os recursos linguísticos e
gramaticais que possibilitem o ensino-aprendizagem se dar de forma prática e
eficiente;
· Motivar o educando para a importância da música
como indicador de contato da cultura inglesa;
· Trocar ideias com o outro, utilizando a
conversação oral;
· Aprender a utilizar a música de forma criativa,
comunicativa e inovadora.
______________________________________________________________________________________
METODOLOGIA
|
RECURSOS DIDÁTICOS
|
·
Uso de
ordenação de palavras, frases ou trechos;
·
Exploração e
leitura de fragmentos de texto;
·
Leitura dramatizada;
·
Explanação e
aula expositiva;
·
Roda de leitura
e troca de ideias;
·
Utilização de
pesquisa, apresentação e estudo de grupo;
·
Exercícios
orais e escritos repetidos;
·
Soletramento de
palavras, expressões ou frases;
·
Declamação,
canção cantada, coreografia ou dublagem;
·
Dramatização ou
peça cômica;
·
Ditados, cópias e jogos de atenção;
·
Construção de mural, folheto musical, slides,
traduções e
versões;
·
Perguntas e respostas ou conversação oral;
·
Thriller (de música ou de filme);
·
No término do projeto, expor as atividades de
maior destaque.
|
· Aparelho audiovisual, disco, xerox do exercício e
aluno-professor como recursos humanos;
· Tarjetas, papel cartão e xerox do exercício;
· Xerox da música, aparelho audiovisual e disco;
· Aparelho audiovisual, DVD (disco), cópia do texto
musical, régua grande, dicionário de inglês e material do educando;
· O professor como recurso humano, papel ofício,
pincel, Cartolina e fita gomada;
· Dicionário de inglês, internet, computador, texto musical,
biblioteca e material do aluno;
· Tarjetas, xerox de exercício, caixa de bombom vazia,
cartela, cartolina ou papel ofício, pincel e fita gomada;
· Tarjetas, papel madeira, pincel, lista, xerox do
exercício, quadro branco, pincel p/ quadro, aluno-professor como recursos
humanos;
· Texto musical, aparelho audiovisual, cd, microfone e
material do aluno;
· Texto, aparelho audiovisual, cd ou DVD, vestuário e
câmera fotográfica;
· Texto, material do aluno, bingo, bola de papel,
aparelho audiovisual e cd;
· Papel madeira, pincel, papel ofício, cd, computador,
internet, dicionário de inglês, biblioteca e fita gomada;
· Tarjetas, caixa de bombom vazia, material do aluno,
texto e aluno como recurso humano;
·
Aparelho audiovisual,
cd, DVD, letra, internet, dicionário de inglês, material do aluno, quadro
branco e pincel;
· As atividades que foram realizadas.
|
____________________________________________________________________________________
CRONOGRAMA
1. DURAÇÃO DO PROJETO
O referido projeto se estenderá por todo o
ano letivo, cumprindo todas as etapas (que se dará bimestralmente) e seus
respectivos prazos, por ele determinado.
2. FLUXO DAS ATIVIDADES
1º Bimestre
|
2º Bimestre
|
3º Bimestre
|
4º Bimestre
|
Fev, Mar/Abril
|
Maio/Junho
|
Agos/Setembro
|
Out, Nov/Dez
|
08/02 a 23/04
|
03/05 a 25/06
|
09/08 a 24/09
|
01/10 a 03/12
|
METAS
Espera-se, que com esta proposta consiga erradicar o índice de
deficiência de leitura, pronúncia e escrita, e chegue atingir a 65% dos alunos
envolvidos, promovendo-os, portanto, a prática do diálogo entre os mesmos.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de modo processual, contínuo, a partir do
desenvolvimento das propostas pedagógicas, do desenrolar das atividades
sugeridas e, realizadas em sala de aula ou fora do âmbito escolar. Como também
por meio dos diagnósticos feitos em cada uma das etapas do projeto.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
·
ELIZABETH
YOUNG CHIN & MARIA LUCIA ZAOROB – Língua Estrangeira Moderna – Inglês:
Keep in mind. Editora Scipione, 1ª edição, São Paulo, 2010.;
·
WILSON
LÍBERO – Língua Estrangeira Moderna – Inglês: English Information. Editora
FTD, São Paulo, 2005.;
·
CORDÉLIA
CANABRAVA– English today. Escala educacional, 2ª Edição.;
·
RUTE
SIQUEIRA – Magic Reading. Editora Saraiva, 4ª Edição reformulada – 2002, 2ª
tiragem, 2004.
·
NELSON
TORRES – Gramática da Língua Inglesa;
·
Baseado
nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN);
·
Outras
fontes como Monografias e Artigos.
Este projeto para mim foi inédito, pude contribuir de maneira satisfatoriamente tanto na parte cognitiva quanto na parte intelectual, consegui trazer meus alunos e fazê-los aprender a ler, escrever, pronunciar e produzir pequenos textos de forma divertida; também percebi que os alunos executavam as atividades com alegria, interesse e de modo bem prazeroso.
ResponderExcluirOla...quais músicas você escolheu...
ExcluirQuanto as músicas a serem trabalhadas no projeto deverão ser selecionadas pelo próprio professor, porque ele deverá escolher aquelas que são da preferência dos alunos. Principalmente quanto ao estilo, gênero, ritmo e melodia.
ResponderExcluirmuito interessante parabens
ResponderExcluirParabéns pelo projeto!
ResponderExcluirPARECE ÓTIMO MAS NÃO CONSIGO VISUALIZAR A METODOLOGIA, FICOU CORTADA!!!
ResponderExcluirGostaria de saber como foram distribuídas as atividades nas aulas?
ResponderExcluirPois achei muito legal esse projeto e gostaria muito de fazer
ResponderExcluirTambém gostei muito, gostaria de inserir este projeto em aula eletiva
ResponderExcluirA metodologia está cortada ,por favor envie novamente
ResponderExcluirAdorei seu projeto, Professor Francisco!!
ResponderExcluirCongrats!!
Pode enviar para oeu e-mail???
ResponderExcluirPor favor
sandra_metafora@yahoo.com.br
Professor poderia me enviar por e-mail a metodologia ficou cortada, com todos seus créditos. hero_nylton@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns,professor! Sempre quiz fazer um projeto assim,mas não tinha a licenciatura. Pode enviar por email? rozanasg@hotmail.com
ResponderExcluirAmei o projeto! Parabéns! Pode me enviar por email? A metodologia ficou cortada.
ResponderExcluiremail: ellih.almeida29@gmail.com
Amei o planejamento, material maravilhoso.
ResponderExcluirParabéns! Pode me enviar por email? maravilhoso.
ResponderExcluirlucineidecbx2018@gmail.com
ResponderExcluirAmei o projeto! Parabéns! Pode me enviar por email? A metodologia ficou cortada.
ResponderExcluirandrepn1205@gmail.com
Adorei o projeto e gostaria de adequar para minha disciplina eletiva, vc poderia enviar para o meu e-mail? Desde já muito obrigada.
ResponderExcluirsandradel033@gmail.com
Professor, amei seu projeto, parabéns e obrigada por compartilhar! Gostaria de adequar ele a uma eletiva. Você pode, por favor, enviá-lo no meu e-mail? celmacece@gmail.com - Eu agradeço demais!
ResponderExcluirAmei. Gratidão. Atuo com o ensino estadual em São Paulo . Sou pesquisadora e quero compartilhar meus projetos com o colega.
ResponderExcluirPor favor, envie-me por e-mail: ciddasilva23@gmail.com