(Compreensão e Interpretação)
Leia
o texto a seguir.
Antes
que elas cresçam
Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos
próprios filhos.
É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas
e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a
inflação, independente do governo e da vontade popular. [...]
Mas não crescem todos os dias, de igual maneira;
crescem, de repente.
Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal
maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.
Onde e como andou crescendo aquela danadinha que
você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha
de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o
primeiro uniforme do maternal ou escola experimental?
Ela está crescendo num ritual de obediência
orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca,
esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. [...]
Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá
estão elas, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos
ombros ou, então com a suéter amarrada na cintura. Está quente, a gente diz que
vão estragar a suéter, mas não tem jeito, é o emblema da geração.
[...] Não
mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre
gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e inglesa. Saíram
do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Só nos resta
dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção francesa narrando à
emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no apartamento dela.
Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao
anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os
lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de
colagens, posteres e agendas coloridas de pilô. Não, não as levamos
suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não lhes demos
suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas
merecidas.
Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o
nosso afeto.
No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia
entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e
amiguinhas. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os
pedidos de sorvetes e sanduíches infantis. Depois chegou a idade em que subir
para a casa de campo com os pais começou
a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na
praia e os primeiros namorados. Esse exílio
dos pais, esse divórcio dos filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora
é hora de os pais na montanha terem a
solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas
pestes.
O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar
netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios
filhos e que não pode morrer conosco. Por isso, os avós são tão desmesurados e
distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de
reeditar o nosso afeto.
Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais,
antes que elas cresçam.
Affonso
Romano de Sant'Anna. Melhores crônicas de Affonso Romano de Sant’anna. São
Paulo: Global, 2003. (Fragmento).
Habilidade- Estabelecer relações
entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto.
01.
No trecho “[...] mas, de repente, exalarem contagiosa saudade
daquelas pestes.” A palavra em destaque pode ser substituída por
(A) desprenderem.
(B) vieram.
(C) provirem.
(D) ecoarem.
Habilidade- Localizar
informações explícitas em um texto.
02. De acordo com o texto, as crianças crescem
e os pais ficam
(A) órfãos dos filhos.
(B) com saudades dos pestinhas.
(C) sofrendo sua falta.
(D) vendo sua separação.
Habilidade- Identificar o tema de um texto.
03. A ideia central do texto é
(A) o crescimento dos filhos.
(B) o saudosismo dos pais.
(C) a orfandade dos filhos.
(D) a separação dos pais.
Habilidade- Estabelecer relação causa/consequência
entre partes e elementos do texto.
04. O crescimento dos filhos afeta a vida dos
pais porque
(A) sentem-se abandonados com a
independência deles.
(B) não dependem mais deles e seguem suas vidas.
(C) ficam surpresos com as mudanças que aparecem repentinamente.
(D) sentem-se até mesmo a ausência das brigas.
Habilidade- Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
05. No texto, a expressão “reeditar nosso
afeto” significa
(A) rever a
importância que se dá ao afeto.
(B) sentir a ausência que ele nos faz.
(C) despertar no outro a sensação do afeto.
(D) refletir como ele se dá.
Habilidade- Inferir uma informação implícita em um texto.
06. De
acordo com o texto, de repente os filhos estão na
adolescência e adotam o “emblema da
geração”, a expressão em negrito significa
(A) hambúrgueres e
refrigerantes nas esquinas.
(B) o uniforme de sua
geração.
(C) está quente, a gente
diz.
(D) suéter amarrada na cintura.
Habilidade- Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
07.
Segundo Affonso Romano. de Sant'Anna, por que acompanhar os pais passa a ser um
esforço, um sofrimento aos filhos?
(A) Porque
não dá para deixar a turma da praia e os namorados.
(B)
Porque chegam a certa idade, ou seja, ficam mais velhos.
(C)
Porque se divorciam dos pais.
(D)
Porque exilam os pais.
Habilidade- Identificar a
finalidade de textos de diferentes gêneros.
08.
A finalidade desse texto é
(A) mostrar
o remorso dos pais, por não terem desfrutado melhor, os momentos em que tiveram
tão próximos dos filhos.
(B) mostrar
que os filhos não vivem para sempre.
(C)
mostrar que os filhos crescem num ritual de obediência orgânica e desobediência
civil.
(D)
mostrar que o crescimento dos filhos deixam seus pais órfãos.
Habilidade- Identificar a tese de um texto.
09.
Sobre o texto, é correto afirmar que
(A) o
relacionamento entre pais e filhos se dá de forma recíproca.
(B)
os pais sempre estiveram presentes durante a formação dos filhos.
(C) os
pais se reprimem por não ter tido mais tempo de cuidar da prole.
(D) Depois
que os filhos crescem, os pais continuam obrigados a cuidá-los enquanto eles
cresciam.
Habilidade- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
10.
O trecho que expressa uma opinião é
(A)
[...] os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.
(B)
[...] as crianças crescem.
(C) [...]
elas crescem sem pedir licença.
(D)
[...] é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam.
Habilidade- Identificar as
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
11. Considerando
o assunto abordado na crônica, o uso do pronome você é dirigido a que interlocutor
(A) ao adolescente.
(B) a qualquer tipo de
leitor.
(C) aos pais dos
adolescentes.
(D) ao próprio cronista.
GABARITO
01. A; 02. A; 03. B; 04. A; 05. A; 06. D; 07. A; 08. A; 09. C; 10. D; 11. C.
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