sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ESTUDO DO TEXTO

(Compreensão e Interpretação)

Leia o texto a seguir.
Antes que elas cresçam

Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.
É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. [...]
Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente.
Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.
Onde e como andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal ou escola experimental?
Ela está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. [...]
Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros ou, então com a suéter amarrada na cintura. Está quente, a gente diz que vão estragar a suéter, mas não tem jeito, é o emblema da geração.
 [...] Não mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e inglesa. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Só nos resta dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção francesa narrando à emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no apartamento dela.
Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de colagens, posteres e agendas coloridas de pilô. Não, não as levamos suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas merecidas.
Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o nosso afeto.
No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de sorvetes e sanduíches infantis. Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo  com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados. Esse exílio  dos pais, esse divórcio dos filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora é hora de os pais na montanha  terem a solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas pestes.
O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.
Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam.
Affonso Romano de Sant'Anna. Melhores crônicas de Affonso Romano de Sant’anna. São Paulo: Global, 2003. (Fragmento).


Habilidade- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
01. No trecho “[...] mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas pestes.” A palavra em destaque pode ser substituída por
(A) desprenderem.
(B) vieram.
(C) provirem.
(D) ecoarem.


Habilidade- Localizar informações explícitas em um texto.
02. De acordo com o texto, as crianças crescem e os pais ficam
(A) órfãos dos filhos.
(B) com saudades dos pestinhas.
(C) sofrendo sua falta.
(D) vendo sua separação.

Habilidade- Identificar o tema de um texto.
03. A ideia central do texto é
(A) o crescimento dos filhos.
(B) o saudosismo dos pais.
(C) a orfandade dos filhos.
(D) a separação dos pais.

Habilidade- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
04. O crescimento dos filhos afeta a vida dos pais porque
(A) sentem-se abandonados com a independência deles.
(B) não dependem mais deles e seguem suas vidas.
(C) ficam surpresos com as mudanças que aparecem repentinamente.
(D) sentem-se até mesmo a ausência das brigas.

Habilidade- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
05. No texto, a expressão “reeditar nosso afeto” significa
(A) rever a importância que se dá ao afeto.
(B) sentir a ausência que ele nos faz.
(C) despertar no outro a sensação do afeto.
(D) refletir como ele se dá.

Habilidade- Inferir uma informação implícita em um texto.
06. De acordo com o texto, de repente os filhos estão na adolescência e adotam o “emblema da geração”, a expressão em negrito significa
(A) hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas.
(B) o uniforme de sua geração.
(C) está quente, a gente diz.
(D) suéter amarrada na cintura.

Habilidade- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
07. Segundo Affonso Romano. de Sant'Anna, por que acompanhar os pais passa a ser um esforço, um sofrimento aos filhos?
(A) Porque não dá para deixar a turma da praia e os namorados.
(B) Porque chegam a certa idade, ou seja, ficam mais velhos.
(C) Porque se divorciam dos pais.
(D) Porque exilam os pais.

Habilidade- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
08. A finalidade desse texto é
(A) mostrar o remorso dos pais, por não terem desfrutado melhor, os momentos em que tiveram tão próximos dos filhos.
(B) mostrar que os filhos não vivem para sempre.
(C) mostrar que os filhos crescem num ritual de obediência orgânica e desobediência civil.
(D) mostrar que o crescimento dos filhos deixam seus pais órfãos.

Habilidade- Identificar a tese de um texto.
09. Sobre o texto, é correto afirmar que
(A) o relacionamento entre pais e filhos se dá de forma recíproca.
(B) os pais sempre estiveram presentes durante a formação dos filhos.
(C) os pais se reprimem por não ter tido mais tempo de cuidar da prole.
(D) Depois que os filhos crescem, os pais continuam obrigados a cuidá-los enquanto eles cresciam.

Habilidade- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
10. O trecho que expressa uma opinião é
(A) [...] os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.
(B) [...] as crianças crescem.
(C) [...] elas crescem sem pedir licença.
(D) [...] é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam.

Habilidade- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
11. Considerando o assunto abordado na crônica, o uso do pronome você é dirigido a que interlocutor
(A) ao adolescente.
(B) a qualquer tipo de leitor.
(C) aos pais dos adolescentes.
(D) ao próprio cronista.


GABARITO
01. A; 02. A; 03. B; 04. A; 05. A; 06. D; 07. A; 08. A; 09. C; 10. D; 11. C.

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