ü Objetivos:
· Familiarizar-se
com os diversos tipos de contos;
· Definir
e caracterizar o gênero conto;
· Conhecer
algumas biografias de autores contistas;
· Conhecer
as estruturas de um conto;
· Comparar
o conto com outros gêneros textuais;
· Produzir
conto;
· Transformar
o conto em outro gênero textual;
· Publicá-lo
na internet, expor na sala de aula e reunir num volume único (deixando na
biblioteca).
ü Conteúdo:
Conto.
ü Tempo Estimado: 12
aulas.
ü Público Alvo:
Adolescentes de 11 a 17 anos - (6º ano).
PROCEDIMENTO DAS ATIVIDADES
1º PASSO
Espalhe vários livros
de contos no chão da sala, depois peça aluno por aluno para escolher um livro, após
ser escolhido, o professor pede para os alunos sentarem em círculo, em seguida
ele contará um conto para a turma, logo após o educando deverá começar lê-lo,
depois de lido, os discentes deverão trocar por outro com um amigo seu. Para o
retorno da obra lida, eles devem responder a uma ficha de leitura, que depois de preenchida,
deve ser entregue ao professor.
2º PASSO
Nesta segunda oficina será trabalhada a definição e caracterização do
gênero conto. Distribua entre os alunos pequenas tarjetas, nestas, peça para
eles escreverem o que acham, o que seja conto. Depois os recolha, e após peça a
um aluno para vir na frente e retirar da caixinha uma tarjeta e ler em seguida
para a turma, logo depois chame outros educandos para virem na frente e fazer a
mesma coisa do primeiro. Em seguida o professor deve apresentar a leitura de um
conto (pode ser este “Sopa de Pedra”, de Pedro Malasartes, ou qualquer outro de sua
preferência). Após abordar as características desse gênero, e em seguida
espalhar no chão da sala de aula uma variedade de textos, e depois pedir os
alunos para escolherem apenas os contos, justificando sua escolha (chame um
educando após o outro). Para encerrar a oficina entregue uma atividade
xerocada, explorando o conto “Sopa de Pedra”, porém dando ênfase a definição
e caracterização, além de outros pontos importantes desse gênero.
3º PASSO
Nessa terceira oficina, vamos reforçar o trabalho do conto escolhido
anterior (Sopa de Pedra). Nesta aula conduzir-se-á o educando a criação de uma
propaganda (convencendo o público discente a ler esse conto) e em seguida a apresentação
da mesma. Depois pedir os alunos para reescreverem esse conto, dando-o um final
diferente. Após pedir para 1ou 3 alunos lerem. Em seguida ler o conto “Não quero casar com a
filha do rei” e
recontá-lo, utilizando suas próprias palavras. Para finalizar a oficina convide
os alunos para recontarem outros contos que já conhecem.
4º PASSO
Agora que já conhecemos a definição de conto, suas características e
familiarizamos com diversos contos, é hora de conhecermos um pouco sobre os
contistas. Nesta oficina, vamos nos aprofundarmos sobre a vida e obra de alguns
autores, isto é, vamos nos reportar a sua biografia. De início distribuir entre eles cópia da
biografia de Ana
Maria Machado, peça para lê-la silenciosamente, depois o professor
deve ler em voz alta, em seguida peça alguns alunos para lerem individualmente,
após explorá-la utilizando um questionamento sobre a mesma. Logo depois pedir a
turma para fazer sua biografia e em seguida lê-la para a classe. Para finalizar
peça os educandos para pesquisarem outra biografia de qualquer contista (colar
ou reescrever em seu caderno) e trazer para a próxima oficina.
5º PASSO
Nesta 5ª etapa, iremos mais além, pois conheceremos as estruturas de um
conto. De início recapitule a oficina anterior, pedindo para alguns alunos
lerem sua biografia, em seguida uma das biografias pesquisadas pela turma. Depois
leia para a turma o seguinte conto: Uma Galinha, de Clarice Lispector, após de
forma oral explorá-lo, utilizando um questionamento. Logo em seguida dividir a
turma em grupo e entregar a cada um a cópia do conto, junto dê a cada equipe as
respectivas partes de um conto (estruturas), peça que cada grupo recorte do
texto essas partes e as apresentem no plenário. Concluída a atividade, é hora
de você fazer uma breve explicação sobre as estruturas do conto. Depois
entregue a cada aluno outro conto (A mulher do vizinho, de Fernando Sabino) e
peça que os identifique suas respectivas partes.
6º PASSO
Oba! Que legal! Nesta oficina, iremos comparar o conto com outros
gêneros textuais. Antes de iniciar nosso trabalho, vamos rever as estruturas de
um conto, estudado na aula anterior. Distribua entre os alunos a cópia do conto
“Caso de Chá”,
de Carlos Drummond de Andrade; peça a turma para identificar os elementos da
narrativa e em seguida faça a correção coletiva. Agora entregue a cada educando
as cópias de um conto, uma fábula, um diário e um romance, e peça que ambos
leem, observando suas características e definições. Terminada a leitura
individual, promova a discussão de grupo, utilizando um questionamento. Depois
distribuir entre eles um exercício de compreensão, aproveite para fazer a
correção em seguida. Para finalizar a oficina, espalhe pelo chão da sala várias
tarjetas, contendo definições, características e outras informações sobre o
gênero (conto, fábula, diário e romance). Chamar aluno para escolher e
identificar o gênero e ainda justificar sua escolha.
7º PASSO
Nesta oficina, vamos pôr mão na obra, isto é, começar a produzir o nosso
primeiro conto. Antes de iniciar nossa primeira escrita, vamos ver os dois
tipos de discurso: direto e indireto. Distribua entre eles
cópia com essas informações, não deixe de fazer uma breve explicação. A seguir
entregue uma atividade de aprendizagem, faça a correção logo em seguida. Depois
peça a cada educando para produzir seu conto. Lembre-se que o título é livre,
eles podem falar do assunto que quiserem. Concluída a produção, recebê-los.
8º PASSO
Agora vamos intensificar mais nosso trabalho, o educando reescreverá seu
próprio conto, fazendo as alterações possíveis e intermediado pelo professor. Para
início de trabalho comece lendo um dos contos produzido pelos alunos (de
preferência, escolha um onde apresenta erros de grafia, falta de coerência e
coesão, pontuação e acentuação gráfica), não esqueça em distribuir cópia do
mesmo entre todos. De forma coletiva, faça junto com os alunos as possíveis
alterações (conduza o mesmo a perceber o que deve ser modificado), depois
entregue suas respectivas produções, já intermediada pelo professor. Em seguida
pedir para reescrevê-las, tendo o cuidado para não cometer os mesmos erros. Terminada a reescrita, recolher novamente as
produções, e para encerrar escolha alguns dos contos e chame alunos para lê-los
no plenário.
9° PASSO
Nesta oficina, vamos trabalhar a interdisciplinaridade, isto é, o aluno
vai aprender a transformar um gênero em outro. Neste caso, vamos aproveitar o
conto que todos produziram. Antes de iniciar recapitule a oficina anterior,
vendo se ainda há texto que precise fazer reescrita. Depois entregue as
produções a cada aluno, em seguida escolha um, dois ou três alunos para lerem
seus respectivos contos. Para começar a transformação de um gênero em outro, dê
a cada educando a cópia de um gênero qualquer (pode ser um conto, uma fábula,
um poema etc.) e sua respectiva mudança. Em seguida trabalhe a leitura em voz
alta, feita pelo professor, depois a leitura coletiva, feita por todos, e para
finalizar esta atividade, peça a leitura individual por alguns alunos. Logo
depois reoriente a todos no procedimento da atividade, e após a realização da
atividade, a mudança de seu conto em qualquer outro gênero. Concluída a
atividade, recolha tanto o conto como sua outra produção.
10º PASSO
Nesta penúltima oficina, vamos trabalhar com os contos clássicos
(Chapeuzinho Vermelho, A Pequena Sereia, Branca de Neve, A Bela Adormecida,
João e Maria, Os Três Porquinhos e Cinderela). De início ouvir o áudio da
historinha dos Três Porquinhos, em seguida explorá-lo por meio de
questionamentos, após dividir os alunos em trios e distribuir cópias dos
respectivos contos; em seguida orientá-los no procedimento da atividade (peça
que todos leem os sete contos), terminada a leitura, peça a cada trio para
recontar um dos contos lidos, depois do reconto, escolher um desses contos para
a turma apresentar na última oficina (a escolha pode ser coletiva). Para
finalizar esta, entregue a cada educando uma ficha de leitura para serem
preenchida por eles, ambas relacionadas aos sete contos. Recebê-las depois de
concluída.
11º PASSO
Finalmente, chegamos a nossa última oficina. Nesta, iremos expor nosso
trabalho, como também apresentaremos um conto clássico em forma de teatro. O
professor deve preparar o ambiente, deixá-lo propício a este encontro. Por
exemplo, ornamentar a sala com material voltado aos contos, mural com as
produções dos alunos, exposição de diversos contos na parede da sala, biografia
de alguns contistas como também a biografia dos alunos. Antes da apresentação
teatral, peça a um educando para ler o conto de Pedro Malasartes “A panela que
cozia sem fogo”, entregue uma ficha para compreensão textual (eles
podem até levar para responder em casa, depende do tempo), em seguida é hora da
apresentação teatral. Finalizar a aula, entregando as produções textuais à
turma.